Aconteceu nesta semana, no período de 11 a 15 de agosto, o Encontro Estadual de Capoeira do Amapá, alusivo ao Dia Estadual do Mestre de Capoeira e do Capoeirista do Amapá, realizado pela AMDECAP (Associação Macapaense de Apoio e Desenvolvimento a Capoeira), na Fortaleza de São José e que tem como presidente Mestre Rômulo Mota. O evento voltado para a valorização da capoeira, principalmente durante este período pandêmico, teve a sensibilidade de fomentar através de cachê, 50 grupos de capoeira e 20 Mestres de Capoeira do estado, através da Secretaria de Cultura do Amapá – SECULT e Governo do Amapá/GEA.
O Centro Cultural de Capoeira
Raízes do Brasil – Projeto Boa Semente foi um dos contemplados e apresentou a
puxada de rede, apresentação que neste evento foi inédita e contou com os
alunos do projeto que é desenvolvido no bairro do Pacoval desde 2009
e atualmente coordenado pela Instrutora Margarida – Jeniffer Santos, que aproveitou o momento para agradecer ao Secretário Joel Borges, titular da SEAFRO - Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes, que colaborou na logística para transporte dos alunos do projeto.
Integrantes do Raízes do Brasil - Projeto Boa Semente na Apresentação de Puxada de Rede |
Início da Apresentação da Puxada de Rede |
Margarida além de ser Coordenadora de estado do Raízes do Brasil no Amapá, também é uma das coordenadoras do Coletivo Mulheres que Gingam no Meio do Mundo, o qual é formado por mulheres de diversos grupos. O Coletivo encerrou as apresentações no evento com a Orquestra de Berimbaus, procurando cada vez mais, através de seus trabalhos garantir a valorização, visibilidade e equidade de oportunidade para as Mulheres na Capoeira do Amapá.
Além dessas apresentação, também houveram apresentações de outros grupos, Roda de Conversa sobre a Capoeira do Amapá e Entrega de Homenagem aos Mestres contemplados pelo Projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário