segunda-feira, 11 de março de 2019

SÃO BENTO E A SUA RELAÇÃO COM A CAPOEIRA.

"Olha a corda lhe morde, senhor São Bento,
Mas que cobra valente, Senhor São Bento,
O veneno da cobra, Senhor São Bento,
Ele vai te matar, Senhor São Bento...

Quem nunca ouvir essa música em uma roda da Capoeira Regional?

Mas o que tem haver São Bento com a Capoeira? Essa foi a pergunta que me fizeram ao me verem com uma camisa do grupo que faço parte, o Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil, pois a mesma contém de um lado a logomarca do nosso grupo e do outro o símbolo da medalha de São Bento. A resposta que dei foi "Essa é a medalha de São Bento". Mas fiquei inquieto, pois achei que deveria saber mais sobre o simbolo, tendo em vista que estava naquele momento levando alguma mensagem ao vestir a camisa com o simbolo.



Então resolvi fazer uma pesquisa sobre essa relação da capoeira com o santo em questão, e logo veio uma outra pegunta,  Como Bento de Nórcia, nascido na Itália em 409 D.C foi ser homenageado por Mestre Bimba, nascido em 1900 na Bahia? já já, daqui a pouco responderemos também a esta outra indagação. Mas vamos primeiro saber mais sobre o São Bento. 

São Bento era conhecido por afastar as desgraças/males corporais, além de proteger seus devotos de agressões físicas. texto apontam que os antigos mestres, que formam os pilares da capoeira, eram todos devotos de São Bento. Outros leituras nos mostram que essa  aproximação dos Mestres antigos aconteceu quando conheceram que  Bento escapou da morte quando lhe ofereceram um cálice de vinho envenenado, ao abençoar o cálice, de dentro saiu uma serpente, o cálice caiu e se quebrou em inúmeros pedaços. Daí as citações nas músicas de capoeira, quando se compara um capoeirista mal-intencionado com uma cobra, todas essas coisas devem ter ajudado nessa identificação de São Bento como protetor contra os males da peçonha, do ardil e da trairagem.


Sobre a Medalha de São Bento e suas Simologias


Na frente da medalha são apresentados uma cruz e entre seus braços estão gravadas as letras C S P B, cujo significado é, do latim: Cruz Sancti Patris Benedicti – “Cruz do Santo Pai Bento”.
Na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux – “A cruz sagrada seja minha luz”.
Na haste horizontal lêem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux – “Não seja o dragão meu guia”.
No alto da cruz está gravada a palavra PAX (“Paz”), que é lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S.
A partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana – “Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!” e S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas – “É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!”.
Nas costas da medalha está São Bento, segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS – IN – OBITU – NRO – PRAESENTIA – MUNIAMUR – “Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte”.
É representado também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.

E para finalizar a nossa conversa por hoje, fontes apontam que a homenagem de Bimba ao criar os toques de São Bento Pequeno e São Bento Grande, é que o mestre era do Candomblé, religião de matriz africana, e São Bento no Candomblé foi sincretizado como o Orixá Omolu/ Obaluaê, que protege seus filhos de pragas, doenças. O Orixá é considerado o guardião da vida, e como mestre Bimba era ogã, resolver dar essa homenagem.


Espero que tenham gostado do texto, e por favor indiquem e compartilhem com outros capoeiristas!!

Fonte:
http://luandabr.com.br/blog/post/14/porque-so-bento-d-nome-aos-toques-de-capoeira
http://estudandocapoeira.blogspot.com/2016/08/sao-bento-e-capoeira.html
http://www.comexpressao.com/lyrics/senhor-sao-bento




Um comentário:

Anônimo disse...

Gratidão pela informação.