BENEFÍCIOS
DA PRÁTICA DA CAPOEIRA
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Jefferson
dos Santos Pereira[1]
Mauricio
Pires de Araujo[2]
RESUMO
O presente artigo pretende
através de revisão de textos, coleta de informações e levantamento
bibliográfico, tendo como base de dados artigos e documentário áudio visual, mostrar
que a capoeira pode ser uma aliada de grande importância para Educação Infantil
no que diz respeito a sua prática, incluindo também seus aspectos culturais, os
quais são muito ricos no campo educacional. Por ser uma manifestação diversificada
com ramificações esportivo-culturais, é imprescindível sua estruturação a fim
de incluir sua prática às metodologias que aumentam os aspectos cognitivos,
afetivo, social e motor dos alunos na Educação Infantil, reforçando ainda a
busca pela afirmação da própria identidade, assim como sua ação na promoção do
movimento humano. O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil destaca
a importância do movimento sendo essencial ao desenvolvimento da cultura
humana.
Palavras-Chave: Movimento, Capoeira, Criança, Brincadeiras.
ABSTRACT
This article aims at reviewing texts, gathering information and
literature, based on articles and documentary audio visual data, show that
capoeira can be an ally of great importance to early childhood education with
regard to their practice, also including its cultural aspects, which are very
rich in the educational field. For being a diverse demonstration with sporting and cultural
ramifications, it is imperative its structure to include its practice the
methodologies that increase the cognitive, affective, social and students of
the engine in kindergarten, even reinforcing the search for one's identity
statement, as well as its action in promoting human movement. The National
Curriculum Framework for Early Childhood Education highlights the importance of
movement is essential to the development of human culture.
Keywords:
Movement.
Capoeira. Child. Play.
INTRODUÇÃO
Hoje em dia é visível a expansão da capoeira pelo
mundo como descreve o documentário (Mestre Bimba a Capoeira Iluminada 2007). Atualmente
a Capoeira é praticada em mais de 150 países dos 5 continentes, por homens e
mulheres de todas as idades, credos e descendências; em aulas ministradas por
milhares de mestres brasileiros, de todas as classes sociais. No Brasil, são
mais de 5 milhões de praticantes. (GOULART, 2007)
Vale destacar que a Roda de Capoeira recebeu da
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco),
o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Após votação durante a
9ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial,
a Roda de Capoeira ganhou oficialmente o título. Assim como também, a Capoeira
é registrada como Patrimônio Imaterial pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional como a 14ª expressão artística do país. A entrada
da capoeira nos variados meios sociais contemporâneo é um fato, seus benefícios
devem ser analisados e aproveitados em uma ação eficaz na Educação Infantil
devido suas diversas possibilidades no brincar e na forma lúdica que é imprescindível
nesta fase das crianças. [3]
A lei 10.639/2003 estabelece Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o
Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e africana nos estabelecimentos de
ensinos públicos e particulares.[4]
Observando esta lei é impossível deixar a capoeira bem
à margem, pois ela é uma herança da mistura de culturas africanas, porém sua
criação foi no Brasil.
Segundo (SOARES, 1994). “A capoeira é
afro-brasileira, não veio da África, ela nasceu no Brasil, ela é nascida no
Brasil de filhos de pais africanos. Esses africanos trouxeram para cá o legado
da África e depois a transformaram”.
No no que diz respeito à disciplina Educação
Física, os PCN´s afirmam que a concepção de cultura corporal amplia a
contribuição da Educação Física escolar para o pleno exercício da cidadania, na
medida que dá direito para todos ao acesso de conteúdos e capacidades que se
propõem a desenvolver como produtos socioculturais”. [5]
A Capoeira engloba educação, arte, cultura e esporte,
tem um legado da cultura afro-brasileira, é amparada por algumas leis e títulos
que estão acima citadas, a fim de se organizar para o trabalho nas instituições
de ensino sejam elas privadas ou públicas em vários níveis do saber, mas neste
trabalho apresento os benefícios da capoeira como uma prática na Educação
Infantil.
UM BREVE HISTÓRICO DA CAPOEIRA
Existem inúmeras teorias sobre as origens da
capoeira, mas a que mais se encontra como senso comum entre os pesquisadores é
a citada por (TORRES e SANTOS, 2011). “Em 1770, surgem as primeiras referências
à capoeira como manifestação de luta dos escravos brasileiros. A proibição,
perseguição e os castigos pela sua prática foram duramente intensificados a
partir de 1821 até 1890 onde foi oficializada a proibição da capoeira,
incluindo-a no rol de crimes definidos no código penal da época. Em 1937 Manoel
do Reis Machado (Saudoso Mestre Bimba) criou o “ Centro Cultural de Física e
luta Regional”, com autorização do governo da Bahia. No mesmo ano segundo (SILVA,
1993) Mestre Bimba com seu curso de capoeira consegue um registro da secretaria
de educação de estado da Bahia como curso de Educação Física, sistematizando o
ensino da capoeira e introduzindo a luta em recinto fechado e com organização
de escola. A liberação da prática da capoeira foi em 1940 quando o código penal
daquela época foi reformulado pelo então presidente da Republica Getúlio Vargas
(Mestre Bimba a Capoeira Iluminada, 2007).
De acordo com (SILVA, 1993) A origem da capoeira é
um pouco controversa, mas tendem para suposição de ser uma mistura de culturas
originadas aqui no Brasil. No livro do padre José de Anchieta, A Arte da
Gramática da Língua Mais Usada na Costa do Brasil, editado em 1595, há uma
citação de que os “índios tupi-guaranis divertiam-se jogando capoeira”.
Guilherme de Almeida, no livro “Música no Brasil”, afirma serem indígenas as
raízes da capoeira. Martim Afonso de Souza, navegador português, teria
observado tribos jogando capoeira. A palavra capoeira (caá + puéra) é um
vocábulo tupi-guarani que significa “mato ralo ou mato que foi cortado,
extinto”.
Na década de 60, a capoeira, com um olhar mais
voltado para o desporto, foi introduzida no currículo de ensino da Polícia
Militar do Estado da Guanabara. Em 1972 a capoeira foi confirmada pelo então Ministério
da Educação e Cultura como modalidade desportiva. Em 14 de julho de 1974 foi
fundada a primeira Federação Estadual de Capoeira no estado de São Paulo. e já
no ano seguinte em 1975 foi realizado o primeiro campeonato brasileiro de luta
individual na cidade de São Paulo, tendo a capoeira como esporte.
Na primeira década deste milênio a capoeira obteve
uma grande conquista, no dia 15 de julho de 2008, foi decretada a 14ª expressão
artística do país registrada como Patrimônio Imaterial pelo IPHAN, que da
outras providências, para que sejam feitas políticas públicas voltadas para
subsistência da modalidade e a valorização dos detentores deste conhecimento
como Mestres de Capoeira e o registro de seu ofício no Livro dos Saberes
(BRASIL, Ministério da Cultura).
Aqui em Macapá, capital do Amapá no ano de 2009, a
capoeira também conquistou uma importante vitória para o avanço de políticas
públicas, foi declarado o dia 4 de outubro, o Dia Municipal da Capoeira,
projeto este elaborado por Jefferson dos Santos Pereira, na capoeira conhecido
como “Passarinho” que representa o Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil
no estado e é afiliado a UNICAP (União dos Capoeiristas do Amapá).
E recentemente a Roda de Capoeira recebeu da
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco),
o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
SOBRE A
EDUCAÇÃO INFANTIL
A educação infantil é considerada o primeiro passo
da educação básica tendo como meta o desenvolvimento integral da criança até
seis anos de idade. Tanto as creches para as crianças de zero a três anos como
as pré-escolas, para as de quatro a seis anos, são consideradas como
instituições de educação infantil. A diferença entre ambas é feita apenas pelo
critério de faixa etária.
O Referencial Curricular Nacional para Educação
Infantil especifica uma categoria do trabalho por eixos temáticos que são:
Movimento, Artes visuais, Música, Linguagem oral e escrita, Natureza e
sociedade, Matemática. Destacando que “estes eixos foram propostos por se estabelecerem
em uma quantia expressiva da produção cultural humana que expande e enriquece
as condições de inserção das crianças na sociedade”. [6]
CAPOEIRA
E A EDUCAÇÃO INFANTIL
Segundo (FREITAS, 2007), trabalhar Capoeira com
crianças é antes de tudo não se esquecer do lúdico, através das brincadeiras
elas desenvolvem suas capacidades, sua imaginação e constroem sua própria
identidade.
A prática da capoeira por meio dos seus movimentos básicos,
simples e naturais, desenvolve a autonomia da criança, além de proporcionar e
desenvolver a lateralidade, coordenação motora, noção espacial, criatividade,
conhecimento corporal e convivência grupal.
(FREITAS, 2007), destaca também que “A Capoeira é
história, filosofia de vida, sentimento de brasilidade, música, dança, jogo,
ritmo, amor, poesia, educação e é a arte de brincar com nosso corpo no tempo e
espaço, não só do ponto de vista da psicomotricidade, mas da contextualização
da sua própria identidade histórica”.
Por isso, através da prática da capoeira, a criança
poderá despertar o interesse pela investigação do seu próprio corpo, fazendo assim
uma ação de busca e comunicação com outras crianças.
Percebe-se assim que diante das afirmações, os
valores ligados à prática da Capoeira para que se consiga a realização dos
movimentos, devem trabalhar juntas e que todo este conjunto não deve ser separado,
devido o seu valor histórico e cultural. Destacando assim, a importância do
movimento na Educação Infantil sendo eficaz para o desenvolvimento da cultura
humana.
De acordo com (CAPOEIRA, 2010), o berimbau cria uma corrente de energia e vibração
que, junto com o pandeiro, o atabaque, os cantos, e as palmas animam e
influenciam os participantes a realizarem os movimentos em forma de expressões
corporais característicos da capoeira.
Não há dúvidas que a musicalidade nas aulas de
capoeira é uma importante ferramenta que deve ser utilizada para transmitir
valores culturais, assim como ampliar o ritmo e desenvolver na criança o gosto
pela música. Pois nas músicas de capoeira contam-se fatos, e passagens históricas
que estão ligadas a história do nosso país, desenvolvendo também a oralidade
que neste segmento educacional é muito importante. (SANTOS, 2014).
Portanto, esta declaração enfatiza os fatores
culturais da capoeira como a musicalidade para a efetivação do movimento, e
nesta fase a musicalidade junto aos movimentos lúdicos se tornam elementos
essenciais transmitidos em forma de brincadeiras para as crianças da educação
infantil.
(SILVA, 1993), destaca que a capoeira nas diferentes
fases escolares pode transmitir valores de suma importância para a formação da
cidadania. A Capoeira traz consigo a cultura afro-brasileira propagando em suas
expressões corporais e manifestações como Samba de roda, Macululê, Puxada de
rede, os legados da cultura negra deixada por seus ancestrais.
A
IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS DURANTE A INFÂNCIA
Segundo o autor LE BOULCH (2001) uma das principais
qualidades que constitui o gesto, movimento e atitude da criança no período da
escola maternal é a naturalidade e a originalidade. Por outro lado às revelações
opostas tais como inibição, rigidez e falta de coordenação são amostras de dificuldade/carência
que a criança apresenta para a construção e o preparo da própria personalidade.
Nesse processo a criança procura de forma proposital
as situações e conhecimentos que por fim apresentam um caráter determinado. A
partir daí ingressaremos nos aspectos da expressão e movimento, que a criança
durante até os três anos, os interesses estão concentrados no mundo exterior em
peculiar ao aspecto do movimento; que por sua vez oferece um jogo simbólico no
qual se nota o valor da expressão do movimento, com isso a partir do processo
de consciência esta expressão vem a deixar de ser espontâneo e original, pois a
criança é apta de dar conta do efeito que esta causa em outras pessoas.
No que se refere à brincadeira, de acordo com o
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil “[...] é uma imitação,
transformada no plano das emoções e das ideias de uma realidade anteriormente
vivenciada.” (BRASIL/RCNEI, 1998, p.27). Nesse caso, a criança quando brinca, repete
condições vividas na conjuntura em que ela faz parte. Pois se diverte, amplia suas
habilidades, internaliza regras e mostra sentimentos.
Brincar é uma das ferramentas fundamentais para o
desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito
cedo, poder se comunicar e participar por meio de gestos, sons e depois representar
determinado papel na brincadeira faz com que ela amplie sua imaginação. Nas
brincadeiras as crianças podem melhorar determinadas capacidades importantes,
tais como a atenção, imitação, memória, imaginação. Melhoram também outras
capacidades de socialização, por meio da interação, emprego e experiência de regras
e papéis sociais.(LOPES, 2006).
(QUEIROZ,
2002), afirma que Vygostsky atribuiu importante papel do ato de brincar na
constituição do pensamento infantil. Segundo ele, através da brincadeira o
educando reproduz o discurso externo e o internaliza, construindo seu
pensamento. "A brincadeira e a aprendizagem não podem ser consideradas como
ações com objetivos distintos. O jogo e a brincadeira são por si só, uma
situação de aprendizagem. As regras e a imaginação favorecem a criança
comportamento além dos habituais. Nos jogos e brincadeiras a criança age como
se fosse maior que a realidade, é isto inegavelmente contribui de forma intensa
e especial para o seu desenvolvimento.
Portanto, as semelhanças existentes entre a criança,
o jogo e a educação tratam da seguinte maneira, na qual o jogo apresenta um grande
valor para a educação e o desenvolvimento infantil, que por sua vez esses jogos
podem ser qualificados de tradicionais, de caráter livre, no qual é assinalado
pela fala infantil, por outro lado temos o jogo educativo este faz à introdução
de conteúdos através do lúdico, isto é, contém ou proporciona uma atuação
lúdica.
Segundo FRIEDMANN (1996), através dos jogos
tradicionais, a criança aumenta seu acervo cultural, mostra-se com novas
possibilidades de desenvolvimento e habilidades motoras, como: correr, pular,
saltar e arrastar; o cognitivo provoca na percepção, memória, atenção,
raciocínio, que faz com que a criança cresça na faculdade mental e no aprimoramento
da aprendizagem, porque o jogo colabora para que a criança se controle ao expor
suas emoções, deixando-as autoconfiantes na participação do mesmo; pois, sendo apta
de aceitar qualquer consequência no caso de ganho ou perda do jogo.
Em relação ao contexto tecnológico, privilegia-se
os brinquedos eletrônicos, como: vídeo-game, carros com controle remoto e
computador, devido a esses objetos fazerem parte das novas tecnologias do
brincar da criança, assim o celular, o computador já faz parte das novas
tecnologias educacionais, sendo explorado como recurso didático metodológico no
processo de aprendizagem infantil. Prediminam os brinquedos eletrônicos que são
os criados pelas indústrias e que fazem parte de uma nova cultura, a cultura
digital, atraindo esse novo público alvo que são as crianças, independente do
poder financeiro, sócio-econômico, uma vez que estes encantos eletrônicos
chamam mais atenção devido à divulgação da mídia. “Através do jogo, a criança
fornece informações e o jogo pode ser útil para estimular o desenvolvimento
integral da criança e trabalhar conteúdos curriculares”. (FRIEDMANN, 1996,
p.17).
No entanto, é através das brincadeiras que as
crianças passam e recebem informações, e que esses elementos são fornecidos
através de palavras, sons e até mesmo com o próprio corpo ou com o ambiente que
está inserido, e que ao mesmo tempo o jogo ajuda a despertar o desenvolvimento
integral da criança.
Através deste estudo concluo que a capoeira junto
com suas expressões culturais que agregam valores educacionais, culturais,
musicais, históricos e esportivos é de grande utilidade para as crianças que
correspondem a Educação Infantil, por se tratar de uma modalidade capaz de
transmitir todos os valores acima citados em forma de movimentos transformados
de forma lúdica e expressiva. O trabalho com a Capoeira visa contribuir para
efetivação do respeito às diferentes potencialidades do ser humano. Talvez o
maior benefício esteja associado no envolvimento de uma prática que lida com os
direitos individuais de participação, autonomia e auto-determinação em busca da
melhoria da qualidade de vida. Tanto os benefícios físicos como os culturais
são fundamentais para a formação do caráter do indivíduo que desde a infância
vão adquirindo valores e gostos. E de acordo com Referencial Curricular
Nacional para Educação Infantil finalizo com sua clara afirmação “o movimento é
um dos eixos temático necessário para o pleno desenvolvimento da cultura
humana”.
REFERÊNCIAS
BRASIL,
Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível
em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm . Acesso em 14
de outubro de 2012.
BRASIL, Ministério da Cultura. Capoeira é
registrada como patrimônio imaterial brasileiro. Disponivel em:
http://www.cultura.gov.br/site/2008/07/16/capoeira-eregistrada-como-patrimonio-imaterial-brasileiro/.
Acesso em 14 de outubro de 2012.
CAPOEIRA, N. Pequeno Manual do Jogador de Capoeira.
São Paulo: Ground, 1981.
FREITAS, Jorge Luiz de. Capoeira Infantil: A arte
de brincar com o próprio corpo. Curitiba: Editora Progressiva, 2007- 2ª Edição.
FRIENDMANN, A. Brincar:
crescer e aprender: O resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna,1996.
GOULART, L. F: O FILME: MESTRE BIMBA a Capoeira
iluminada. 2007.
LE BOULCH. O Desenvolvimento Psicomotor do
Nascimento até os 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001
LOPES, Vanessa Gomes. Linguagem do corpo e
movimento. Curitiba: PR: FAEL, 2006.
QUEIROZ, Tânia Dias e MARTINS, João Luiz. Pedagogia
Lúdica: Jogos e brincadeiras de A a Z. São Paulo,Rideel, 2002.
SANTOS, Antônio Carlos Ferreira dos. A Capoeira
como prática do movimento na educação infantil. São Paulo: Itapeva, 2014.
SÉRGIO, A. R. S; AMAURI, B. O. Estruturação da
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SILVA, G. O. Capoeira do engenho à universidade.
São Paulo: CEPEUSP, 1993.
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SOARES, Carlos Eugênio L. Negregada instituição: os
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Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, 1994. 340p
TORRES, José Augusto Maciel; SANTOS,Carlos Alberto
Conceição dos. Capoeira a Arte Marcial Brasileira. São Paulo; online, 2011
[1] Graduado em Educação
Física pela Faculdade Fama - Educação
Física no IBPEX).
[2] Prof. Ms. Mauricio Pires de Araujo.
[3]
BRASIL,
Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível
em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm . Acesso em 14
de outubro de 2012.
[4]
BRASIL, Presidência da República. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm .
Acesso em 14 de outubro de 2012
[5]
SÉRGIO, A. R. S; AMAURI, B. O. Estruturação da capoeira como conteúdo da
Educação Física Escolar no ensino fundamental e médio. Revista da Educação
Física/UEM Maringá, v. 12, n. 2, p. 43-50, 2. sem. 2001.
[6] Referencial curricular nacional para a educação
infantil / Ministério da Educação e
do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. —
Brasília: MEC/SEF, 1998. Volume 3, pg. 15.
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