quarta-feira, 7 de abril de 2010

RAÍZES DO BRASIL NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO



Foi implantado no mês de abril em várias escolas estaduais as atividades do Programa Mais Educação. Mais de 1.500 alunos das escolas de Macapá estão sendo beneficiadas. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, no horário oposto ao da aula.

O Centro Cultural Raízes do Brasil realizará as aulas de capoeira na Escola Augusto dos Anjos-Anexo Centro Asa Aberta no Bairro do Pacoval, sob coordenação de Jefferson Santos (Passarinho).

O objetivo do programa é otimizar as ações e os investimentos já existentes no país, que complementem a formação escolar com uma visão integradora do ensino. O programa fortalece o programa Educação Integrada, que já é desenvolvido pelo governo federal no Amapá em várias escolas estaduais.

A meta para 2010 é ampliar o programa e atender a todas as escolas do estado. Nas escolas contempladas pelo programa Mais Educação, estão sendo desenvolvidas oficinas de Capoeira, Tênis de mesa; Letramento, xadrez; horta escolar; pintura e informática.

O objetivo é reduzir a evasão escolar, a reprovação e as distorções de idade-série. Serão potencializadas ações educativas, artísticas, culturais, esportivas e de lazer.

sábado, 20 de março de 2010

VOLTA AS AULAS NA ACADEMIA DESAFIO



Começaram na última quinta-feira(18) as aulas de capoeira no Projeto Amigos do Esporte, da Fundação Desafio Amazônico. As aulas estavem suspensas desde 15 de fevereiro por motivo de reformas na área de treinamentos, os alunos foram recepcionados pelo Monitor Passarinho e por sua irmã Margarida, houve treino, aula de instrumentos, maculelê e roda.
Dias: 3ª 5ª e Sábados
Horário: 19h às 20h15
Contatos: 9143 9196

sexta-feira, 12 de março de 2010

PASSARINHO É VICE-CAMPEÃO DE JIU JITSU NO AMAPÁ


O atleta Jefferson Santos(Passarinho) conseguiu sagrar-se vice-campeão do Super Amapaense de jiu-jitsu na categoria Master. Passarinho representou a equipe Frankiko Team de Jiu-Jitsu, acompanhado de mais 8 atletas.
A competição aconteceu no dia 07 de março de 2010 no ginásio da Polícia Militar do Amapá, contou com a participação de mais de 500 competidores.
Segundo seu professor conhecido na modalidade como Macarrão "As disputas foram bastante acirradas e por pouco Passarinho não conseguiu o primeiro lugar". Mas para ele o vice-campeonato é um resultado ótimo, uma vez que havia bons lutadores de todo o estado, declarou.
Os atletas foram recepcionados na tarde da segunda-feira, 09, na Academia Nocaute Team.
Passarinho também é Monitor de Capoeira do Raízes do Brasil no Amapá.

segunda-feira, 1 de março de 2010

PROJETO ABRE NOVAS TURMAS DE CAPOEIRA

Através do Programa Amapá Jovem, idealizado pelo governo do estado do Amapá, o Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil em Macapá, iniciou no dia 01 de março de 2010, uma nova turma com aproximadamente 50 alunos entre 16 e 29 anos, o projeto é desenvolvido na Escola Estadual Deusolina Salles Farias, no bairro do Pacoval, nas 2ª 4ª e 6ª feiras, das 08h às 10h da manhã, sob coordenação de Jeniffer Santos(Margarida) e supervisão de Jefferson Santos (Passarinho).
Informações: rdbamapa@gmail.com

sábado, 30 de janeiro de 2010

MARGARIDA REPRESENTA O AMAPÁ EM SIMPÓSIO DE CAPOEIRA NO CEARÁ


Jeniffer Santos, conhecida na capoeira como Margarida foi a representante do Amapá no I Simpósio e X Batizado de Capoeira Raízes do Brasil realizado de 20 a 23 de janeiro na cidade de Crateús, estado do Ceará. A programação contou com palestra de Mestre Tucano, Curso prático de Maculelê e curso técnico de capoeira.Além de Rodas e o Batizado. A realização é da Filial Raízes do Brasil no Ceará, coordenado por Monitor Batata e contou com participantes de vários estados do Brasil, Minas Gerais, Piauí, Maranhão e a nossa representante do Amapá, Margarida. Parabéns pelo esforço e dedicação!.
Na foto: Margarida, Monitor Batata e na esquerda Mestre Tucano.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A MANDINGA OU MALÍCIA


"Nêgo véio mandinguêro dá um risu a todumundu mais é brabo i veiaco cum mulequi i vagabundu". Nesta parábola, vê-se muito bem onde se esconde a mandinga de um velho capoeira. É de sorriso em sorriso que ele arma seu jogo e faz hora com o adversário dentro da roda. Não é só no jogo de Angola que existe mandinga, na Regional também existe e muita. A mandinga ou malícia é o jeito que cada um cria de jogar a capoeira e de lidar com seu adversário dentro da roda. Uma finta de movimento, um faz que vai e não vai, um floreio de mão, uma esquiva para um lado ou para o outro, tanto faz o tipo de "segredo" que o jogador vai usar, são todos movimentos imprevisíveis, feito um gato andando em cima de telhas, nunca se sabe para onde ele vai pular. A mandinga é "a carta na manga" que o capoeirista usa para testar seu adversário e para ver até onde ir com o jogo, se aperta ou deixa correr folgado. Também faz parte da mandinga a reza que o capoeira faz antes de iniciar o jogo, é o momento de concentração que ele tem para planejar seu jogo, ninguém sabe o que o capoeirista diz quando se abaixa ao pé do berimbau, além de pedir proteção contra os eventuais acidentes ele também dá uma boa mandingada alí, naquele momento que para ele é sagrado e cheio de segredo. Outra coisa que poucos entendem dentro da roda de capoeira são os trejeitos de rosto e de corpo que o jogador faz para o seu adversário, é aí que ele camufla todas as partidas para seus movimentos de ataque e de defesa, ou seja, quando o adversário pensa que ele vai fazer um movimento, ele muda a queda do corpo e de repente faz um outro movimento completamente saindo do ataque de um lado e atacando de outro lado pelas costas. É na camuflagem de movimentos que está toda a "malandragem" do jogo. É por isso que se diz: "QUEIM DROMI IM CASA DUS ÔTRU NUM FÊXA US ÓIU, CONTA AS TÊIA!". Isso quer dizer que, ARVE GRANDI PODI TÊ MACACU VÉIO NUS GÁIU. Entendeu? Não?!!!!!!!..

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A PUXADA DE REDE



O ritual "Puxada de Rede", demonstra a pesca com a rede, de um peixe conhecido como xaréu (peixe encontrado no Nordeste do país). O trabalho, é muito árduo, mas como todo trabalho do negro baiano, é bastante recheado com poesia, religiosidade e música.

Conta a lenda que em uma certa noite de lua cheia, um pescador, decide ir pescar em alto mar . Ao se despedir de sua mulher, ela lhe avisa dos perigos de se pescar á noite e pede para que ele não vá.

Mesmo assim ele decide ir, deixando sua esposa e filhos agoniados. Leva consigo a imagem da Nossa Senhora dos Navegantes, a benção divina e seus amigos e companheiros de trabalho. Sua esposa fica á beira da praia esperando o seu retorno. Ela se assusta como o retorno mais cedo do que o esperado do barco, com seu tripulantes todos tristonhos e alguns chorando, mas não vê seu marido e o procura desesperadamente .

Ao desembarcar, os pescadores a contam que num descuido o marido dela havia caído no mar e devido a escuridão não foi possível encontrá-lo. Pela manhã, quando os pescadores desanimados com o acontecido, vão puxar a rede, e acabam encontrando o corpo do amigo pescador.

Devido a situação precária em que eles viviam, não foi possível comprar um caixão para poder fazer o enterro e a procissão foi feita com ele nas costas.



* Foto do XII Encontro das Américas e Europeu 2009 em Brasília - Raízes do Brasil