sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Professora Margarida é jurada no Festival Energia Pura

Mulheres no protagonismo: representatividade feminina nas bancas de jurados da capoeira

Professora Margarida ao centro e as demais
representantes de Grupos do Amapá

Ser convidada para compor uma banca de jurados em um evento de capoeira vai muito além de avaliar movimentos e desempenhos. É um reconhecimento público de trajetória, dedicação e competência. Para mulheres que trilham esse caminho dentro da capoeira — historicamente marcada por espaços majoritariamente masculinos — esse convite carrega ainda mais significado. É o caso do recente evento promovido pelo grupo Energia Pura, onde a presença feminina na comissão de jurados se destacou como um marco de valorização e visibilidade.

A participação da Professora Margarida como jurada foi descrita como uma experiência honrosa e transformadora. Um símbolo de que, aos poucos, o trabalho, a luta e a resistência das mulheres capoeiristas vêm ganhando o espaço e o respeito que merecem. Em um ambiente repleto de crianças, marcado por alegria, humildade e ausência de rivalidades, o clima de celebração da cultura afro-brasileira se fez ainda mais forte. A leveza da infância, aliada ao espírito coletivo da capoeira, reforçou o valor de eventos internos como espaços de construção, aprendizado e incentivo.

O grupo Raízes do Brasil expressa profunda gratidão ao Energia Pura, pelo convite e pelo constante apoio às mulheres na capoeira. A iniciativa de incluir vozes femininas nas tomadas de decisão e nas avaliações é um passo importante para construir uma capoeira mais justa, plural e representativa.

Que mais mulheres sejam convidadas, ouvidas e valorizadas — dentro e fora das rodas. Porque quando uma mulher ocupa um espaço de destaque na capoeira, ela não está ali sozinha: carrega consigo a história de muitas outras que vieram antes e inspira aquelas que ainda virão.

Abaixo, link do vídeo de alguns momentos desse evento:


Nenhum comentário: