Está chegando a hora de umas das grandes competições de Capoeira do Norte do país. É a IV Copa Tucujú , esse ano a novidade será a arbitragem toda do estado do Pará (Mestre Luis Carlos, Mestre Mauro Celso e Mestrando Marcelo Black).A edição deste ano pretende reunir mais de 300 atletas divididos em 13 categorias que vai da Fraldinha(5 anos) até a categoria Absoluto (grandes nomes da capoeira do estado).Estados do Pará, Piauí e Maranhão já confirmaram presença, além dos municípios de Santana, Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartatugalzinho, Itaubal e Macapá(anfitrião).
O local da competição será no Colégio InterGenius (Laguinho), onde há aulas de capoeira, o que demonstra que a capoeira está abrindo portas da iniciativa privada e quem ganha são os alunos.Apesar de não ser tão conhecida como outras lutas competitivas, a capoeira de competição existe desde a década de 1970. A capoeira de competição é realizada numa roda tradicional de capoeiristas, com a bateria dando ritmo e intensidade à luta, de forma lenta ou rápida. O capoeirista deve jogar conforme o toque de berimbau, esse ano serão os de: Benguela e São Bento Grande.Os golpes permitidos na capoeira de competição são: martelo, queixada, meia lua, armada, aú, gancho, e os desequilibrantes, como a rasteira e a tesoura.
Os capoeiristas (divididos por categoria) jogam em combates de um minuto, sendo considerado o vencedor aquele que obtiver a maior pontuação conforme o trio de arbitragem. Critérios como objetividade, técnica e volume de jogo são fatores levados em consideração pelos árbitros.Desde sua primeira edição a organização dos dados durante a competição será de responsabilidade do ContraMestre Boquinha, do Piauí, que desenvolveu um software especifico para competições de capoeira, o que ajuda muito na economia de tempo da competição.
Confirma
algumas fotos da III Copa Tucujú de Capoeira 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário