quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

1ª CAMINHADA DA SALVAGUARDA EM MACAPÁ


Após anos sendo coadjuvante em outras caminhadas, a UNICAP (União dos Capoeiristas do Amapá) através de sua nova diretoria, por intermédio do Vice presidente, Jefferson Passarinho, reuniram-se no inicio de março e decidiram dar um passo importante para a afirmação da CAPOEIRA e da UNICAP no cenário estadual em combate ao Racismo e homenagear os Mestres do nosso estado.
E foi assim que no dia 23 de novembro de 2017, aconteceu a 1ª CAMINHADA DA SALVAGUARDA - Lutando por nossos direitos e valorizando nossos Mestres", a concentração foi na Praça da Bandeira, em frente ao Colégio Amapaense, local tradicional de manisfestações e lutas no estado, cerca de 22 grupos de capoeira participaram da caminhada, onde também estiveram presentes representantes dos segmentos culturais, movimento negro e sociais do Amapá, dentre eles, Marabaixo, Religião de Matriz Africana, Juventude Negra e representante dos poderes público municipal (Improir) e estadual (Seafro). 
Durante o percurso, houve várias paradas e palavras de ordem e dados estatísticos sobre temos como violência, Racismo, Segurança Pública e mais apoio a prática da capoeira nas escolas.
O Diretor Presidente do Improir, Maykom Magalhães que acompanhou desde o inicio da progrmaação disse " Quando este projeto foi apresentado pelo Passarinho, prontamente nos disponibilizamos a apoiar a Caminhada da Salvaguarda enquanto gestão municipal, tendo em vista que seria um momento ímpar não só para a capoeira, mas também para a população amapaense, tendo uma outra via de reivindicação de seus direitos e afirmação como população negra macapaense". Destacou.
Outro relato que chamou a atenção foi o da Secretária Estadual de Igualdade Racial (Seafro),Núbia Sousa, que disse " Eu já sabia que seria um sucesso a Caminhada da Salvaguarda, falo isso porque acompanho de perto o maravilhoso trabalho que a capoeira faz nesse estado, fiz questão de ajudar porque sei da seriedade que a nova diretoria da Unicap conduzida pela Dona Maria da Capoeira e seu vice Jefferson Passarinho vem mostrando a muitos outros segmentos o porque da capoeira hoje ser o segmento mais organizado, unido e politizado neste estado". Disse.
E para finalizar desde já a Unicap agradece a todos seus filiados em especial a participação dos Mestres da nossa Salvaguarda que puderam estar presentes: Mestre Grilo, Mestre Banjo, Mestre Paulo Axé, Mestre Chicão, Mestre Koringa, Mestre Zumbi, Mestre Bimbinha, Mestre Muzenza e aos capoeiristas de outros municípios: Santana, Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes e Macapá e claro a todos os grupos presentes!
























Nenhum comentário: