terça-feira, 13 de dezembro de 2016

FESTIVAL CANTA CAPOEIRA 2017


A família Raízes do Brasil no estado do Amapá já tem seu primeiro evneto oficial para o primeiro semestre de 2017, estamos fando do I Festival CANTA CAPOEIRA, será promovido pela Associação Desportiva e Cultural RAÍZES DO BRASIL e, pretende fazer o resgate cultural desta arte através da música. Para tanto, realizará um concurso de cantigas de capoeira na cidade Macapá, no dia 04 de março com local ainda a ser definido pela coordenação do evento. As inscrições e o regulamento para o concurso estão disponíveis a partir do dia 02 de janeiro até o dia 03 de março de 2017.
O grupo de capoeira que quiser participar terá que definir, no ato da inscrição, em qual modalidade de cantiga deseja competir. Elas podem ser de três tipos, ladainha (narrativas mais longas), corrido (ritmo de moderado a rápido) ou quadra (estrofes de quatro versos). 

Os vencedores da disputa serão premiados com troféus e brindes de primeiro, segundo e terceiro lugares.

O objetivo do evento é reunir novos e velhos capoeiristas do estado do Amapá e regiões próximas para trocar idéias e incentivar a produção de novas músicas, além de preservar a cultura inerente à arte afro-brasileira. O idealizador do evento é o Instrutor Passarinho e conta com a organização do Monitor SuperPreto.

A música na Capoeira
A música de capoeira tem como principal instrumento o Berimbau, o que faz com que ela também seja conhecida por Toque de Capoeira ou Berimbau. As letras são as mais variadas possíveis. Como toda arte é fruto da experiência do artista e de suas vivências do mundo. Portanto, pode haver músicas sobre amor, atividades cotidianas, homenagem a algum grande nome da capoeira, etc.

A musicalidade pode ser lenta ou moderada à rápida. As mais lentas são denominadas Toque de Angola e tem maior ligação com o tradicionalismo africano do jogo, que evidencia a característica mais artística e coreográfica. Já os toques mais rápidos ou Regionais são mais voltados à questão da luta, da defesa física e historicamente territorial.

Nenhum comentário: