domingo, 21 de fevereiro de 2016

1º AULÃO RDB E CURSO DE INSTRUMENTOS DE CAPOEIRA EM TAILÂNDIA-PA



Nos dias 15,16 e 17 de abril, o filial Raízes do Brasil em Tailândia no Pará realizará o 1º AULÃO E CURSO DE INSTRUMENTOS DE CAPOEIRA.
Além do AULÃO com professores da região, o curso de instrumentos de capoeira, visa o aprendizado e aprimoramento dos alunos na cidade de Tailândia.
Os instrumentos serão: Berimbau, Atabaque, Pandeiro, Agogô.

A organização é dos monitores TSUNAMI E TUBARÃO que residem na cidade.
Direção Mestre Ralil
Supervisão: Mestre Tucano
Coordenação: Mestre Corujito

Conheça um pouco mais sobre os instrumentos de capoeira.
BERIMBAU - Caindo na classificação das cítaras, o berimbau que conhecemos hoje em dia pode ser descrito por um arco de madeira flexível, onde suas pontas são ligadas por um arame, tendo como caixa de ressonância uma cabaça que é presa em uma das pontas da madeira.
ATABAQUE -  Os tambores são instrumentos muito antigos. Difundido na África, o tambor também aparece em registros persas e árabes. Inclusive o termo atabaque é de origem árabe. Mesmo com essa ligação africana, acredita-se que o instrumento já tinha sido trazido por mãos portuguesas quando chegaram os escravos africanos.
Uma vez aqui no Brasil, o atabaque foi incorporado à cultura afro-brasileira de uma forma tão intensa que grande parte das manifestações culturais e religiões afro-brasileiras, se não todas, apresentam o tambor como instrumento musical marcante. O samba, o jongo, o maculelê, o batuque, a umbanda e principalmente o candomblé são exemplos.
PANDEIRO - Muito difundido e utilizado por diversos povos, o pandeiro é considerado um instrumento muito antigo, encontrado na Índia e até junto aos egípcios (1700 a.C.), com função de instrumento marcador de ritmo e acompanhamento. Da cultura árabe surge o adufe, que é um pandeiro quadrado sem platinelas.
 A maior parte dos estudos aponta para chegada do pandeiro ao Brasil por via portuguesa. Inclusive existe registro que esse tambor já estaria presente na primeira procissão de Corpus Christi, realizada na Bahia, a 13 de junho de 1549.
AGOGÔ - Instrumento musical formado por dois cones metálicos unidos por um arco também de metal, o agogô é outro instrumento muito presente na cultura afro-brasileira. Sua entrada no Brasil aconteceu com a chegada dos negros africanos. Inclusive o vocábulo agogô é de origem nagô e significa sino. Assim como no caso do reco-reco, sua aparição inicial nas baterias de capoeira ocorreu, possivelmente, através dos mestres Pastinha e Canjiquinha.


Nenhum comentário: