quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

14o Encontro Mundial de Cultura e Capoeira - CLICO DE PALESTRAS

Hoje começaram os ciclos de palestras do 14o encontro mundial de capoeira,  momento que se propõe discutir os assuntos que tendem a cercar o ambiente da capoeira, mestre Zezinho (educador físico – CREF 01349) começa falando na 1a etapa sobre os métodos teóricos para ministrar aulas de capoeira,  durante sua exposição falou dos objetivos da sua palestras, como por exemplo como potencializar a aula e fazer com que o aluno renda o máximo tanto teórico quanto prático, disse também que sobre a estrutura de uma aula de capoeira, tendo inicio, meio e fim. Primeiro o professor tem que preparar o ambiente, o corpo e a mente para essa aula.




Já a 2ª etapa (meio) mestre Zezinho falou sobre o conteúdo propriamente dito, tendo cuidado para não “engessar “ os alunos tendo que estar preparado para durante as aulas manter a motivação dos alunos. O mestre falou também do cuidado com os movimentos quando as aulas forem para as crianças e para a 3ª etapa (final) o mestre falou da importância da vivencia de capoeira, o professor tem que estar atento para manter os rituais que exigem atenção, pois na hora da roda é interessante por exemplo pegar instrumento somente os alunos que sabem tocar, pois isso mantem o nível dos ritmos, e logo será mantido também o clima de jogo dentro e fora da roda. É importante também no momento que se encerra a roda aquele “papo” com todos para falar sobre o que não foi legal durante a roda e principalmente o que deu certo e com isso ter volta a calma depois da roda.

O mestre continuou falando da importância da periodização para que seu planejamento seja de fácil compreensão e fácil execução. Em seguida mestre Zezinho iniciou uma dinâmica para deixar claro como realizar uma periodização de uma aula distribuindo um modelo de plano de aula para que os participantes pudessem vivenciar essa organização na prática como vemos na foto abaixo.

Na foto mestre Touro destaca a importância da periodização para resultados em jogos ou competições, porem observando as necessidades desses alunos. Pois somos muito bons na prática, porém na teoria temos muitas dificuldades para planejar e registrar nossas aulas de capoeira,  com isso conseguimos alcançar nossos objetivos.

Aqui alunos aplicando o conteúdo da palestra de Mestre Zezinho, montando um plano de aula, periodizando suas idéias.


Professor Davi de São Paulo, falando da importância da busca de conhecimento  dos ministrantes de aula de capoeira, tanto no ambiente esportivo, social e principalmente a cultural para não perdermos a essência de nossa arte.
 

Dando prosseguimento as palestras o Professor Nagi Fawzi (Educador Físico) teve sua fala com  o Tema: A aplicabilidade de capoeira nos Estados Unidos e Brasil. Sua apresentação foi baseada em uma pesquisa feita com um questionário fechado e a partir dele desenvolveu sua tese, dentre as várias perguntas foram pontuadas as seguintes perguntas: Quantos professores vivem exclusivamente da capoeira?  Quantidades de alunos? Aulas divididas por graduação? Maior ênfase nas aulas de capoeira? . Mestre Papida falou da importância da pesquisa para que os capoeiristas que pretendem trabalhar no exterior tem que estar melhor preparado para conseguir desenvolver suas aulas com firmeza e qualidade.

Nenhum comentário: