domingo, 5 de junho de 2011

DESENVOLVIMENTO TECNICO DA CAPOEIRA INFANTIL NA FAIXA ETARIA 5 A 6 ANOS DO COLEGIO MARISTA - DF

Apenas na posição agachada. E utilizada quando o capoeirista não possuiu a noção exata se o golpe vem da direita ou da esquerda ou quando o golpe é desferido com rapidez, pois é fácil de ser executado. (LIMA, 2007)
Role movimento por meio do qual o capoeirista enrola o corpo rapidamente no chão com o auxilia das mãos e dos pés, afastando-se ou aproximando-se do seu oponente. (LIMA, 2007)

RESULTADOS:

O gráfico 01 demonstra a faixa etária das crianças que participam das aulas iniciais de capoeira no Colégio Maristinha.
Gráfico 1: Faixa etária


O presente estudo tem como objetivo observar e comprovar que através da técnica da capoeira infantil, utilizando brincadeira e jogos lúdicos, ajudam o desenvolvimento motor e psíquico das crianças. A metodologia utilizada foi ensinar movimentos básicos da capoeira com crianças de ambos os sexos que iniciaram a capoeira no inicio do mês de agosto, no Centro de Ensino Marista, localizado na Quadra 609 L2 Sul – Brasília – DF. A amostra foi composta por 12 crianças, com idade entre 05 e 06 anos, de ambos os sexos, estudantes do colégio tendo que ter um único critério nunca ter praticado capoeira. Conclui-se que existe um ganho muito grande no desenvolvimento motor, psíquico e ainda contribui para melhorar o aspecto social.

Palavras-chave: Educação Infantil. Capoeira. Crianças.

INTRODUÇÃO

Desde de 1960 a capoeira tem sendo inserida dentro das escolas, fazendo parte de uma Instituição, juntamente com a familia, tem papel central no processo educativo de crianças e jovens. Nos últimos anos, a inserção da capoeira tem sido um processo bastante significativo nas principais regiões do Brasil. Da mesma forma, nos diversos paises em que a capoeira se faz presente, observa-se processo semelhante. Frente a este fenomeno, ao qual é chamado de capoeira escolar, pesquisadores tem defendido dissertações e teses que abordam diferentes aspectos da relação entre capoeira e escola.
A maneira pela qual a capoeira é oferecida na escola pode-se diferenciar de uma instituição para outro. Na maioria das vezes, a capoeira é oferecida como uma atividade extracurricular, em que um professor ou Mestre de Capoeira trabalha com os alunos fora do periodo das aulas curriculares.
Em algumas escolas de educação infantil, a capoeira é oferecida como única opção de atividade fisica para as crianças por se acreditar que a gama de ações motoras presentes na capoeira possibilita o desenvolvimento integral dos alunos. Outras instituições oferecem diversas outras modalidades deixando a criança livre para escolher. Dessa forma, a atividade de capoeira também é ministrada por um especialista em capoeira que pode ser um Mestre ou um professor com ou sem formação na área de educação fisica.
O carater lúdico é um estado de espirito relacionado ao brinquedo, a alegria, ao jogo, ao prazer pela vida, a sensibilidade, à espontaneadade, à criatividade, à instituição, a imaginação e à liberdade. O lúdico é próprio do mundo da criança, que se encanta com a capoeira quando encontra nela esses elementos.
Segundo Soler, 2002, o jogo de capoeira pode ter muitas funções, entre elas serve para descobrir, depertando nos seus participantes uma contínua sensação de exploração e descobrimento; para relacionar; equilibrar, na medida em que o corpo e a alma entram em um circuito regulável de tensão e reçaxamento; para transmitir valores; cultura; entre outras funções.
Segundo o dicionário Aurélio (HOLANDA,2006), educação é um “processo de desenvolvimento da capacidade fisica, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando sua melhor integração individual e social”. Ou ainda, “ aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas”.

MATERIAIS E MÉTODOS

Para a composição da amostra foram selecionados n=12 crianças, sendo 11 meninos e 01 menina, entre 05 e 06 anos de idade, iniciantes das aulas de capoeira, único pré requisito para participar da pesquisa. Esses alunos fazem aulas extra curriculares de capoeira ministradas no colégio Marista - Maristinha, localizado na 609 L2 Sul – Brasília – DF.
O instrumento de pesquisa foi realizado através de observações e anotações feitas durante pós, as aulas que tinham duração de uma hora e ministradas nas sextas-feiras pelo próprio autor. Essas observações começaram a serem feitas no mês de agosto até novembro, com duração de quatro meses. Para avaliar e observar o desenvolvimento das técnicas
O instrumento de pesquisa foi observar a melhora das técnicas ensinada nas aulas lúdicas de capoeira, com os seguintes movimentos básicos técnicos: Ginga, aú, meia-lua de frente, cocorinha e role. Conceituaremos cada movimento pesquisado
Procedimentos: Foram observados os elementos citados acima e descriminados em baixo:
Ginga é um movimento característico da capoeira que consiste na sincronia de braço e perna executado pelo capoeirista em vai-e-vem harmônicos de avanços e recuos, iludindo o adversário e buscando a melhor oportunidade para deferir seus golpes e contra golpes.(LIMA, 2007)
Aú movimento que na capoeira corresponde ao posicionamento do corpo apoiado nas mãos (em representação ao desenho da letra a) com os pés erguidos e abertos (em representação ao desenho da letra u).(LIMA, 2007)
Meia-lua de frente consiste no movimento de adução da perna estendida, porém passando pela linha média do corpo. É, como o próprio nome indica: desenhar uma meia lua com os pés. (LIMA, 2007)
Cocorinha esquiva de capoeira na qual o praticante se abaixa de frente para o adversário, com os braços protegendo o rosto, não sendo admitido que nenhuma da mãos vá ao chão. O apoio do corpo deverá ser apenas sob os pés, podendo estar estes sob a ponta ou não. Esquiva simples que consiste


O gráfico 2 demonstra o desenvolvimento das técnicas básicas de capoeira durante os meses de pesquisas e a quantidade de alunos que conseguem executar os movimentos corretamente.

Gráfico 02: Desenvolvimento

DISCUSSÃO
Algumas informações são fundamentais para analisar a participação das crianças neste projeto de pesquisa Percebe-se analisando o gráfico 01 que a maioria das crianças são meninos na faixa etária entre 05 e 06 anos, e mostra que ambos os sexos podem realizar esse esporte sem nenhum preconceito. O gráfico 02 mostra que a maioria das crianças conseguiram aprender da maneira correta os movimentos primários da capoeira A metodologia utilizada e a experiência do professor teve muita influência facilitando o aprendizado e a compreensão das crianças, confirmando essa informação (SILVA E HEINE, 2008) quando dizem que em uma outra situação a capoeira pode ser utilizada como conteúdo das disciplinas escolares por um professor que já trabalhe na escola e que possua conhecimento de capoeira. A capoeira é jogada em dupla. Além da dupla que joga, para formar uma roda de capoeira, é necessário um grupo de outros capoeirista que batam palmas, cantem e toquem instrumentos. A capoeira é um fenômeno social em que existe uma constante interação entre os seus participantes. Como afirma (SODRÉ, 2002) por trás dela não se abriga o “eu” isolado e onipotente, e sim o grupo – múltiplo diferenciado, polimorfo, coletivo de alma – que faz eco criativo a uma tradição ritualística, musical, narrativa e corporal de origem negra. Com isso vemos como é essencial a presença de valores e fundamentos como cooperação, respeito e amizade. Quando se joga capoeira, a criança aprende a respeitar a integridade física e moral dos colegas. Ensina também a respeitar as regras, as tradições que envolvem as práticas, o ritmo que a orquestra impõem, os mais velhos e os mais novos, todos com suas qualidades e dificuldades. Existe um consenso que a figura do Mestre de Capoeira deve ser especialmente respeitada, por uma questão de hierarquia e tradição. Isso contribui para a percepção de respeito aos mais velhos, por aqueles que possuem maior experiência e sabedoria. Da mesma forma, os mais novos e iniciantes devem ser respeitados no jogo de capoeira, pois o respeito começa antes do individuo ser capoeirista, pela sua condição de ser humano. Também no jogo de capoeira, pode-se desenvolver a consciência da individualidade e do respeito às diferenças, em que crianças, jovens, adultos e idosos, brancos, negros, amarelos, índios, mulatos e caboclos, ricos e pobres integram em constante dinâmica e desenvolvem um sentido real de democracia.

CONCLUSÃO

Conclui-se com a essa pesquisa que a capoeira é uma grande educadora e tem um papel muito importante no processo educativo com as crianças. A capoeira pode educar se o praticante envolver-se com ela, com seus rituais, seus movimentos, sua história, sua música, sua filosofia, seus mestres, seus professores e seus camaradas na roda. Além da divulgação cultura que precisa ser feita.

REFERÊNCIAS
SILVA, Gladson de Oliveira, HEINE, Vinicius. Capoeira: um instrumento psicomotor para a cidadania – São Paulo: Phorte, 2008.
HOLANDA, A.B. Mini-Aurélio. O Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Positivo, 2006.
SODRÉ, M. Mestre Bimba: Corpo de Mandiga. Rio de Janeiro: Manati, 2002.
LIMA, Mano. Dicionário de Capoeira. Brasília: Conhecimento Editora, 2007.


* William Siqueira de Oliveira (Mestre Cará) - É professor de Educação Física e Mestre de capoeira do Raízes do Brasil/DF

4 comentários:

Anônimo disse...

muito bom o texto. extremamente informativo. Parabéns!
Salve Capoeira

Passarinho disse...

Agradeço por suas palavras mestre..abraços!!

Ricardo Ramos disse...

A capoeira pode contribuir muito com o desenvolvimento das crianças no Ensino Infantil e fundamental.
Muito importante a divulgação dessas informações aqui, pois eu acho que não há produção científica na modalidade em nosso Amapa´.

Ricardo Ramos
Professor de Educação Física

Anônimo disse...

eu tenho 11 anos eu sou fã numero 1 da capoeira gosto eu to praticando capoeira deste 1 ano de idade é uma optunidade maravilhoso parabéns a todos os capoeiristas