quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

II BATIZADO DE CAPOIERA RAÍZES DO BRASIL 2010

O Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil encerra as atividades neste domingo dia 19 de dezembro com uma vasta programação cultural com o II BATIZADO E TROCA DE CORDAS, irão participar do evento alunos dos projetos Amigos do Esporte em parceira com a ADCA (Associação Desportiva e Cultural da Amazônia) e GINGANDO NA FAMA (parceria com a Faculdade de Macapá). A parceria é uma das alternativas para o desenvolvimento dos projetos, empresas como a TRAMA COMUNICAÇÃO VISUAL,A FACULDADE FAMA E ADCA, são exemplos que deram certo.

Segundo Jefferson Santos, o professor “Passarinho” como é carinhosamente chamado pelos alunos, este evento vem marcar uma nova fase na capoeira de Macapá, “Foi um ano de muitas pesquisas e estudos acadêmicos para preparar nossos alunos de acordo com suas faixas etárias e séries, visando um trabalho cognitivo e de desenvolvimento motor das crianças.”comentou.
O evento será realizado no CENTRO COMUNITÁRIO DO RENASCER, com início as 09h00, com participação de outros grupos da cidade de Macapá.

MAS O QUE É O BATIZADO DE CAPOEIRA?

Os capoeiristas são graduados de acordo com os seus conhecimentos e com o tempo de prática na capoeira. Cada graduação é representada por uma cor na corda, que é amarrada na calça do capoeirista. Cada grupo designa um conjunto de cores que irá representar as graduações. Os indivíduos entram para as aulas de capoeira, em seguida, começam um treinamento. Nesse período inicial eles são chamados de "Iniciantes", ou seja, eles não foram ainda batizados.

O batizado de capoeira representa o momento em que os indivíduos recebem a sua primeira graduação pelo grupo. Nesse dia eles deixam de ser Iniciantes, pois durante esse evento é costume entre os grupos dar um apelido ao capoeirista. O apelido é uma tradição desde os tempos que a capoeira era considerada uma arte marginal e os capoeiristas eram obrigados a usar codinomes para não serem identificados, mediante isto, serem presos pela polícia. O dia do batizado é um dia de grande importância para os capoeiristas, posto que, nesse dia realiza-se uma festa em que os novos capoeiras são apresentados a comunidade capoeirística, jogam com outras pessoas e desfrutam da oportunidade de até conhecerem os mestres mais antigos.



PROGRAMAÇÃO:

09h00 - Abertura do evento
Histórico do Raízes do Brasil
09h10 - Entrada dos alunos que serão batizados
09h15 - Hino Nacional Brasileiro
09h20 - Hino do Amapá
09h25 - Apresentação de Maculelê
09h40 - Início do Batizado Graduação Infantil
10h10 - Apresentação de HIP HOP do Renascer
10h25 - Batizado e troca de cordas - Graduaçao adulto
11h00 - Roda Livtre
11h20 - Encerramento

Coordenação Geral: Mestre Tucano - PI
Coordenação Amapá: Passarinho e Margarida

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SEMANA DE JOGOS DE OPOSIÇÃO

Os Jogos de Oposição

O papel da Educação Física Escolar é levar o aluno a um conhecimento de si mesmo e do mundo através da prática de várias atividades. A nova proposta metodológica da abordagem do ensino das lutas na escola pretende substituir a terminologia marcial ou esporte de combate por Jogos de Oposição, cujo objetivo é proporcionar a vivência da corporeidade e o autoconhecimento dos educandos, desmistificando assim o ensino de artes marciais na escola.


A Faculdade de Macapá em Parceria com o Centro Cultural Raizes do Brasil/AP,Federaçaõ de Karate Interistilos do Amapá, Federação Amapaense de Jiu jitsu e Associação de Judô Osélio Silva, realizaram a I SEMANA DE JOGOS DE OPOSIÇÃO que é um projeto pedagógico voltado para a educação física escolar, contou com a participação dos alunos-atletas e futuros professores do curso de educaçaõ física no estado, o evento contou com palestras e mini-cursos para orientar e enriquecer de informações os profissionais que se interessam nas áreas de karatê, Capoeira,Jiu-Jisu, Judô entre outros.
“O principal objetivo da Semana de Jogos de Oposição é valorizar o ponto de vista pedagógico sobre a educação física escolar, oferecendo capacitação e orietação aos profissionais para um melhor conteúdo durante as aulas, destacou Jefferson.

PALESTRAS E MINI-CURSOS

Quarta-feira - 10 de novembro

16h00 - Abertura

16h30- Palestra: Capoeira na Escola: Ensino Fundamental
Palestrante: Jefferson Santos (Passarinho)
Acadêmico de Ed. Física e Monitor do Centro Cultural de Capoeira do Raízes do Brasil

17h - Palestra: Karatê na Escola
Palestrante: Adonias Brilhante
Faixa Preta 2° DAN e Diretor técnico da FKI-AP

17h30: Palestra: Judô Escolar
Palestrante: Sensei Osélio Silva
Presidente da AJOS

18h00 - Palestra: Jiu Jitsu
Palestrante: Mestre Frankiko
Presidente da Federação Amapaense de Jiu Jitsu e Atual Campeão Mundial

19h00 - Encerramento

Quinta-feira - 11 de novembro

08h00 as 12h00 - COLÓQUIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

MINI-CURSO: CAPOEIRA

16h00 as 18h00
Aulas de Instrumentos e rítmos

18h00 às 20h00
Capoeira como alternativa na Educação Fisica escolar
Fundamentos e movimentos básicos
Condizindo uma roda de capoeira na escola

MINI-CURSO: KARATÊ ESCOLAR

16h00 as 18h00
Conhecendo o Karatê Interestilos
História do Karatê

18h00 às 20h00
Kata
Defesa Pessoal
Dinâmicas em grupo
Simulação de Kumitê

Sexta-feira - 12 de novembro 2010

08h às 10h00: Vídeo Capoeira na Escola

10h as 12h00: Montagem de Circuito Infantil

MINI-CURSO: JUDÔ

16h as 18h
O Judô na escola
Dinâmicas em Grupo
Simulaçao de combate

MINI - CURSO: JIU JITSU
18h às 20h
O Jiu Jitsu como instrumento pedagógico para crianças
Fundamentos básicos
Simulação de combate







quarta-feira, 21 de julho de 2010

XIII ENCONTRO DAS AMÉRICAS DE CAPOEIRA

Capoeiristas da Venezuela, Noruega, Estados Unidos, Itália e de vários estados brasileiros participaram do III Encontro das Américas e Europeu de Capoeira, promovido pela Associação de Capoeira Raízes do Brasil/Piauí.
Oficinas, MIni-cursos, Maculelê, Puxada de Rede, Xaxado e danças culturais e formatura de Mestre, fazeram a programação, que aconteceu de 12 a 17 de julho na Cidade de Teresina no estado do Piauí. Segundo a organização do Evento, participaram mais de 500 praticantes do esporte.

A programação tem início na segunda-feira (12), às 18 horas, na Universidade Estadual do Piauí(UESPI) com a realização de Aula com fundamentos básicos de capoeira com Mestre Bobby. No dia seguinte pela manhã as 09 horas, na academia Eugênio Fortes, houve aula detécnicas avançadas com Mestre Touro e a noite na Casa da Cultura aula com Mestre Tucano. Na quarta-feira de manhã aula com Mestre Tucano na ADUFIP(Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí, e a noite aula com Mestre Corujão no Mafrense; na quinta-feira aula Angola com Mestre Valmir Damasceno integrante da FICA (Federação Internacional de Capoeira Angola) e na sexta-feira encerrando as aulas e oficinas Aula com Mestre Papagaio de Recife.

O XIII Encontro das Américas e Europeu terminou no sábado, quando houve então a formatura de Mestre Corujão recebendo a corda de seu Mestre Tucano.

Confira algumas fotos do evento:














segunda-feira, 21 de junho de 2010

XIII ENCONTRO DAS AMÉRICAS E EUROPEU DE CAPOEIRA RAÍZES DO BRASIL

A Associação Cultural de Capoeira Raízes do Brasil do Piauí vem através deste, convidar toda os filiados do Raízes do Brasil, bem como seus amigos, familiares e admiradores da arte capoeira para participarem da primeira etapa do XIII Encontro de Capoeira das Américas e Europeu no período de 12 a 17 de Julho de 2010.

A coordenação do evento está sendo dirigida pelos nossos Mestres Tucano, Bobby, Touro e Contramestre Corujão.

A Participação do AMAPÁ

Os atletas Jefferson Santos(Passarinho), Jeniffer Santos(Margarida) e Márcio Cardoso (Capacete) irão representar o AMAPÁ nesse importante evento do cenário mundial da capoeira, graças ao apoio e sensibilidade do Presidente da Câmara de Vereadores, Profº. Rilton Amanajás, que percebeu a importante contribuição da capoeira na recuperação, socialização dos jovens através da prática desse esporte.

Aguardamos com muita expectativa e entusiasmo, desejando votos de que vocês possam estar presentes para prestigiar o evento, em face da sua riqueza cultural.

”XIII ENCONTRO DE CAPOEIRA DAS AMÉRICAS E EUROPEU – 1ª ETAPA”

PROGRAMAÇÃO

Dia 12/07/2010 (Segunda Feira)
Local – UESPI
19h00min às 21h00min
Apresentação do cronograma do evento para todos os participantes
Aula prática - fundamentação básica
Ministrantes: Robson Carlos (Mestre Bobby)
Roda livre

Dia 13/07/2010 (Terça Feira)

10h00min às 12h00min
Apresentação do cronograma do evento para todos os participantes
Treinamento de técnicas avançadas de Capoeira
Ministrantes: George Fredson (Mestre Touro)

Local – Casa da Cultura
19h00min às 21h00min
Treino e roda
Ministrantes: José Gualberto (Mestre Tucano) e George Fredson ( Mestre Touro)

Dia 14/07/2010 (Quarta Feira)
Local – ADUFPI
10h00min às 12h00min
Aula prática de Capoeira
Ministrantes: Robson Carlos (Mestre Bobby) e José Gualberto (Mestre Tucano)

Local – CEUT
19h00min às 20h00min
Aula prática
Ministrante: Herbert Teixeira (Contramestre Corujão)

Dia 15/07/2010 (Quinta Feira)
Local – Academia Eugênio Fortes
09h00min às 11h00min
Treino para as delegações

Local – ADUFPI
15h00min às 17h00min
Curso de capoeira angola com mestre VALMIR -BA

Local – ADUFPI
19h00min às 21h00min
Curso de capoeira angola com mestre VALMIR -BA

Dia 16/07/2010 (Sexta Feira)
Local – ADUFPI
10h00min às 12h00min
Aula de capoeira com mestre RALIL -DF
Local – Avenida Raul Lopes
18h00min às 19h00min

AULÃO DE CAPOEIRA

Dia 17/07/2010 (Sábado)
Local – Theatro 4 de Setembro
16h00min às 19h00min
Show Cultural Brasil de Raízes e formatura do MESTRE CORUJÃO

FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO COM FORRO PE DE SERRA E REGGAE , NA ADUFPI APAARTIR DAS 22 HR



ORGANIZAÇÃO:
• Mestre Tucano (86 3222-8926/ 8856-4473), Mestre Bobby (86 9434-4465), Mestre Touro (86 8806-1047), Contramestre Corujão (86 9974-9341);
• Ou pelos e-mails: mestretucano@hotmail.com; bobraizes@hotmail.com; tourocapoeira-pi@hotmail.com; corujapi@hotmail.com

sexta-feira, 21 de maio de 2010

PROJETO GINGANDO NA FAMA

A FAMA - Faculdade de Macapá, realiza um projeto social na cidade de Macapá, denomidado de GINGANDO NA FAMA, onde procura o resgate de crianças que estejam em situação de risco social, através da capoeira e do ensino das tradições da cultura negra, ligadas à modalidade.

Desenvolvido um ano, já passaram pelo projeto cerca de 50 crianças, que são acompanhadas no período oposto ao escolar. Como não pode mais estar presente, o projeto conta com uma estrutura excelente para prática da capoeira, com sala ampla, materiais a disposição como instrumentos de capoeira, sala de informática, sala de Anatomia, sala de recreação e jogos.

O projeto GINGANDO NA FAMA tem apoio do prof. Alexandre (Coordenador do curso de Educação Física) e do Diretor Administrativo (Rodrigo Piazon), as aulas são ministradas por Jefferson Santos (Passarinho) que é Monitor de Capoeira e acadêmico de do curso de Educação Física da FAMA.

Em novembro de 2009, foi realizado o I Seminário de Capoeira FAMA-Raízes do Brasil, com Palestra sobre o Tema: Capoeira e Qualidade de vida, ministrada por Herbert Teixeira (contra-mestre) vindo da cidade de Teresina/PI, houve também curso técnico na Fortaleza de São José e Apresentação cultural no Parque do Forte (orla do Rio Amazonas), vale destacar que a FAMA foi a pioneira a realizar um seminário da modalidade.

Orgulhoso, Jefferson relata que alguns alunos do projeto já conseguiram mudar seu comportamento e com isso viver em harmonia com a família. além claro de estarem indo muito bem na escola.

Inscrições

As inscrições serão feitas na Faculdade de Macapá, Bloco C, a partir das 18 horas, os documentos necessários são: Xerox da certidão de nascimento(se menor) ou Xerox da Identidade( se maior de 18 anos), 2 fotos 3x4, Comprovante de residência, e 2 kg de alimento não perecível por mês.

Dias de treino: 4ª e 6ª das 18h as 19h -Bloco C.

Responsável pela inscrição: Monitor Passarinho ( 9143 9196)

terça-feira, 18 de maio de 2010

PROGRAMA + CULTURA NA AMAZÔNIA LEGAL


O Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura, investirá R$ 13,8 milhões para financiar projetos culturais nos nove estados da região amazônica – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O Edital Microprojetos Mais Cultura na Amazônia Legal foi publicado no dia 12 de abril, no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 23 e 24).

A ação visa promover a diversidade cultural da Amazônia Legal por meio do financiamento não reembolsável de projetos de artistas, grupos artísticos independentes e produtores culturais. As iniciativas deverão ter como beneficiários jovens entre 17 e 29 anos residentes em localidades da região.

Essa é a segunda edição do Microprojetos Mais Cultura. A primeira, executada em 2009, contemplou 1.200 projetos da região do semiárido com valores entre um e 30 salários mínimos. Em 2010, o teto por projeto foi ampliado em cinco salários mínimos (35 salários mínimos) para atender o “custo amazônico”, uma das principais deliberações da II Conferência Nacional de Cultura, realizada no último mês de março, em Brasília.

Outra novidade da iniciativa é a possibilidade de inscrição oral de projetos. A medida visa facilitar e democratizar o acesso ao edital. Serão aceitas inscrições gravadas em meio digital ou fita cassete. Conforme esclarece a secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Mais Cultura, Silvana Meireles, esse é o primeiro edital da Pasta para apoiar projetos culturais da Amazônia Legal.

“Trata-se de uma região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamento para pequenas produções. Além disso, estamos incorporando o ‘custo amazônico’ nas ações do Ministério e contribuindo para promover a cidadania de milhares de jovens da região amazônica”, destaca. Silvana Meireles aponta, ainda, a importância da ação para o desenvolvimento regional: “a cultura gera oportunidades, desenvolve a cidadania e a economia local”.

O Edital do Programa Mais Cultura de Apoio a Microprojetos voltado para municípios integrantes da Amazônia Legal será executado em conjunto pela Secretaria de Articulação Institucional (SAI/MinC) e a Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), com a parceria do Banco da Amazônia (BASA) e dos governos estaduais da região amazônica.

Inscrições

Abertas até 11 de junho, as inscrições são gratuitas e podem participar pessoas físicas com idade superior ou igual a 18 anos completos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos socioculturais nos segmentos de artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artesanato, cultura afro-brasileira, cultura popular, cultura indígena, design, moda e artes integradas (ações que não se enquadrem nas áreas anteriores ou que contemplem mais de uma área artística na mesma proposta). As propostas deverão ser enviadas pelos Correios com o seguinte endereçamento:

Programa Mais Cultura – Ação Microprojetos Amazônia Legal
Coordenação de Difusão Cultural da Funarte/MinC
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Lote 02
CEP 70.070-350 - Brasília (DF)

Fonte: www.cultura.gov.br

domingo, 2 de maio de 2010

CAPOEIRA É TRABALHO SIM SENHOR!!!



Há muito se luta no Congresso Nacional Brasileiro pelo reconhecimento da profissão de capoeirista. Muitos projetos já foram discutidos, inclusive um deles muito polêmico por sinal, oriundo do Conselho Federal de Educação Física, que previa que o mestre ou professor de capoeira deveria obrigatoriamente ser diplomado por um curso superior de Educação Física.

Mais um ataque sofrido pela capoeira e pelos saberes populares em geral, que de tempos em tempos são perseguidos pelos representantes do poder que insistem em enquadrar, controlar, fiscalizar, pressionar, enfim, desqualificar uma prática tradicional que possui outra lógica, outro sistema de valores, outras formas de transmissão dos saberes, muito diferente dessa lógica capitalista que tudo quer controlar e dominar.

Um mestre ou um professor de capoeira, principalmente nos tempos atuais, deve sim preocupar-se em estar constantemente reciclando seus conhecimentos e qualificando-se continuamente para poder melhorar suas aulas e, consequentemente, atender melhor a seus alunos. Ele deve possuir conhecimentos da história do Brasil, da escravidão e das lutas sociais. Deve ter noções de música e psicologia, e também saber orientar as atividades físicas no que diz respeito a não colocar seus alunos em risco.

Mas para isso ele não precisa, obrigatoriamente, fazer uma faculdade de educação física Esses conhecimentos podem muito bem ser garantidos através da criação de cursos específicos, de curta duração, voltados para esse público, financiados pelo governo, no sentido de garantir a mestres e professores de capoeira uma formação integral e continuada. Mas exigir o diploma de educação física para o profissional de capoeira, já passa por uma intenção no mínimo espúria, por parte do Conselho Federal da área, de se criar reserva de mercado entre os profissionais de educação física. Somos totalmente contrários a essa iniciativa !

A capoeira deixou de ser sinônimo de vagabundagem. O trabalhador da capoeira é hoje o mestre, contra-mestre, trenel ou professor responsável pelo processo de ensino aprendizagem dessa arte-luta, em escolas, academias, centros comunitários, clubes, condomínios, etc… Ele deve ter sua profissão reconhecida e devidamente registrada no Ministério do Trabalho, com direito a todos os benefícios sociais de qualquer outra atividade profissional no Brasil. Sem falar na obrigatoriedade de uma aposentadoria especial para os velhos mestres, coisa que há muito tempo já deveria ter sido garantida. Portanto camaradas, vamos à luta !!!


Fonte: portalcapoeira.com